RELATÓRIO | 1º TRIMESTRE 2023
Em nosso primeiro relatório trimestral de 2023 apresentaremos os resultados de nossas estratégias ativas (Longo Prazo e Concentrada) e do Geo Smart Beta de Qualidade, nosso fundo sistemático.
Traremos também uma análise de como nosso processo ativo tem gerado retornos adicionais importantes sobre os índices de mercado seguindo a estratégia de investir em empresas dominantes.
Estratégias Ativas:
Estratégia de longo prazo
A estratégia de longo prazo fechou o trimestre com retorno de 12,70%, em dólares enquanto o MSCI World, no mesmo período, 7,73% também em dólares.
Terminamos o trimestre com 32 empresas em nosso portfólio de longo prazo e as 10 maiores posições representando 57% da carteira, conforme tabela abaixo.
Abaixo a contribuição, por ativo, para o retorno acumulado do trimestre (12,70%).
Estratégia concentrada
A estratégia concentrada fechou o trimestre com retorno de 9,96%, em dólares enquanto o MSCI World, no mesmo período, 7,73% também em dólares.
Terminamos o trimestre com 14 empresas em nosso portfólio concentrado e as 10 maiores posições representando 86% da carteira, conforme tabela abaixo.
Abaixo a contribuição, por ativo, para o retorno do trimestre (9,96%).
Estratégia Sistemática
O Geo Smart Beta de Qualidade, nosso portfólio sistemático, fechou o trimestre com retorno de 5,70%, já considerando a variação cambial no período (-3,99%).
Terminamos o trimestre com 52 empresas em nosso portfólio sistemático e as 10 maiores posições representando apenas 29% da carteira, conforme tabela abaixo.
Abaixo as contribuições, por ativo, para a performance no trimestre (5,70%).
Retorno Geo Fund x Índices
Com a mudança no cenário global e a volta de juros mais altos, muitos investidores têm optado pela renda fixa como uma forma segura e garantida de investimento. No entanto, colocar todo o dinheiro nesse tipo de investimento pode não ser a melhor opção para aqueles que buscam rentabilidade em longo prazo.
É importante lembrar que há diversas oportunidades de investimento no mercado de ações que podem trazer bons retornos aos investidores. O segredo está em uma seleção cuidadosa e criteriosa, já que o universo de opções é vasto e exige análise e acompanhamento constantes.
Nosso fundo tem se destacado nesse sentido, com um retorno superior aos principais índices e uma seleção cuidadosa de empresas com forte poder de preço, crescimento e cultura de dono:
Desde a crise financeira de 2008 vivemos em um cenário de grandes incentivos fiscais e monetários por parte de governos e bancos centrais com o objetivo de gerar crescimento econômico.
Assim, num cenário de “juros zero”, o mercado atribui muito menos valor à qualidade do modelo de negócio de uma empresa relativamente ao crescimento que essa empresa promete no futuro, o que dificulta, e dificultou, muito o trabalho de gestores ativos como a Geo na busca de alpha.
Nesse sentido, a gestão ativa é favorecida pelo cenário atual de juros mais altos, pois a escolha criteriosa das empresas se torna não apenas importante, mas também imprescindível. Com os juros atuais e o cenário mais desafiador, negócios que funcionavam e eram atrativos com custo de capital muito baixo deixam de ser atrativos ou mesmo viáveis!
Não investimos tentando prever o que vai acontecer com o cenário macroeconômico, muito menos com os juros. Mas acreditamos que empresas de qualidade se mantém resilientes às adversidades.
E pensando dessa maneira, usando a gestão ativa e buscando empresas de qualidade, que o portfólio da Geo gerou um retorno acima dos principais índices (S&P500 e MSCI) neste trimestre, conforme mostra o gráfico abaixo:
Para trazer mais clareza sobre a importância da gestão ativa e como reforçamos o investimento em companhias de qualidade, a tabela abaixo ilustra como o Geo Fund seria se ao invés de um fundo, fosse uma empresa e contabilizasse as participações que detém na carteira em termos de métricas financeiras comparadas com o mercado (nesse caso, o S&P500 e o MSCI World).
Assim, num mundo muito mais desafiador para as empresas e investidores, com o custo de capital mais alto, temos alta convicção que investir em companhias com modelos de negócios dominantes e de alta qualidade, quando estão baratas, continuará sendo uma estratégia altamente rentável, como tem sido nos últimos meses.
ESG na Geo
A passos consistentes, caminhamos para, a cada dia mais, intensificarmos de forma responsável o tema ESG na Geo, seja como empresa ou seja como investidor.
Nesse trimestre, compensamos, pelo segundo ano consecutivo, as emissões de carbono nos níveis 1, 2 e 3 referentes ao ano de 2022 através da compra de créditos de CO2 da Biofílica, empresa referência nesse segmento. Olhando para frente, o comitê ESG se prepara para mais um ciclo de reporting do PRI (Principles for Responsible Investment), instituição a qual somos signatários desde 2020. Em paralelo, todos os nossos colaboradores se mobilizam para dar continuidade ao programa de matching de doações Geo + Geo, entrando agora em seu terceiro ano.
Como investidor, seguimos criteriosos com a responsabilidade ESG de nossas investidas, objetivando a busca de bons retornos financeiros em empresas com forte governança corporativa, comprometidas com suas responsabilidades ambientais e sociais no dia a dia de suas operações. Para isso, o time de investimentos incorpora em suas análises, de forma processual e não-enviesada, fatores ESG que influenciam a nossa visão de qualidade sobre as empresas que compõem o nosso universo de cobertura.
A partir das próximas cartas, traremos aos nossos leitores análises detalhadas sobre algumas de nossas empresas sob a ótica ESG, com o intuito de sermos cada vez mais transparentes sobre o nosso processo com nossos clientes, parceiros e colaboradores. Afinal, a transparência é um dos critérios que exigimos de nossas investidas, e um dos pilares que fortalecem a nossa governança corporativa.
Geo
Este ano, nosso podcast, SegundaGeo, entra na sua segunda temporada com um novo formato mensal. Análises e opiniões dos especialistas da GeoCapital, sempre de um jeito leve e rápido. Na última segunda-feira do mês, tem assunto novo do mundo todo. Não deixe de conferir!
Em fevereiro de 2023 nosso fundo de previdência fez 1 ano de vida. A ideia do nosso time em parceria com a XP Seguros foi oferecer uma estratégia mista, onde 60% do investimento está alocado em CDI, um investimento de renda fixa local, e 40% em ações das melhores empresas do mundo, em dólares.
Um produto que traz no seu DNA segurança, equilíbrio e diversificação. Ótima alternativa para os clientes que querem, com sua aposentadoria, investir nos melhores modelos de negócio do mundo e ainda obter ao longo do tempo um benefício tributário.
Também no primeiro trimestre do ano, tivemos o prazer de patrocinar, pelo segundo ano consecutivo, o 1º Congresso de Investimentos para Jovens no Brasil. Foi um dia todo convidando jovens a entenderem desde cedo sobre a importância da diversificação na sua carteira de investimentos. Foi gratificante, novamente, poder fazer parte dessa iniciativa educacional.
Foram todas iniciativas que nos enchem de orgulho e nos deixam ainda mais animados em nossa trajetória.
Agradecemos a parceria e confiança de todos.
Abraços,
Equipe GeoCapital