RELATÓRIO | 4º TRIMESTRE 2022
Em nosso quarto relatório trimestral de 2022 traremos os resultados de nossas estratégias ativas (Longo Prazo e Concentrada) e do Geo Smart Beta de Qualidade, nosso fundo sistemático.
Traremos também uma retrospectiva das mudanças que ocorreram em nosso universo de cobertura em função do novo ambiente macroeconômico que se apresenta, bem como o caso de investimento em Solar Edge.
Estratégias Ativas:
Estratégia de longo prazo
Terminado o 4º trimestre, nossa estratégia de longo prazo fechou o ano com retorno de -16,07% a.a., em dólares enquanto o MSCI World, no mesmo período, fechou em -18,14% a.a., também em dólares.
Terminamos o ano com 33 empresas em nosso portfólio de longo prazo e as 10 maiores posições representando 61% da carteira, conforme tabela abaixo.
Abaixo a contribuição, por ativo, para o retorno acumulado no ano (-16,07%).
Estratégia concentrada
A estratégia concentrada fechou o ano com retorno de -21,31% a.a. em dólares, enquanto o MSCI World, no mesmo período, fechou em -18,14% a.a. também em dólares.
Terminamos o ano com 14 empresas em nosso portfólio concentrado e as 10 maiores posições representando 92% da carteira, conforme tabela abaixo.
Abaixo a contribuição por ativo para o retorno acumulado no ano (-21,31%).
Estratégia Sistemática
O Geo Smart Beta de Qualidade, nosso portfólio sistemático, fechou o ano com retorno de -27,04 % a.a., já considerando a variação cambial no período (-5,18%).
Terminamos o ano com 52 empresas em nosso portfólio sistemático e as 10 maiores posições representando apenas 28% da carteira, conforme tabela abaixo.
Abaixo as contribui??es por ativo para o retorno no ano. (-27,04%).
Retrospectiva Geo 2022
O processo de investimento ativo da Geo tem dois passos bastante definidos: encontrar empresas cujos modelos de neg?cio sejam extremamente dominantes para compor nosso universo de cobertura e, desse universo, investir de forma ativa nas empresas onde enxergamos maiores retornos nos pr?ximos 3 a 5 anos.
Em anos de muita volatilidade e mudan?as conjunturais no ambiente de neg?cios em que as empresas est?o inseridas, ter um processo bem definido e respeitado pelo time de investimentos ? fundamental.
E 2022 claramente foi um desses anos, onde nosso time trabalhou constantemente em duas frentes:
- Entender quais modelos de neg?cios continuar?o sendo dominantes e quais n?o, nos pr?ximos anos, dado o cen?rio bastante diferente que teremos e quais novas empresas deveriam entrar em nosso universo de cobertura.
- Gerir o portf?lio para que, o mesmo, esteja investido nas melhores oportunidades de retorno dentro do universo de cobertura, procurando privilegiar as empresas que est?o com pre?o muito descontados.
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Empresas em nosso Universo de Cobertura
O cen?rio macroecon?mico em 2022 trouxe mudan?as estruturais importantes em rela??o ?s ?ltimas d?cadas e, assim, estressamos as nossas teses de investimento diante do novo cen?rio que se apresenta ? juros mais altos, possibilidade de recess?o, infla??o, ondas de covid na China ? visando encontrar, e retirar do universo de cobertura, empresas que podem ter ficado mais fr?geis.
Embora esse seja um processo constante e recorrente na Geo, em 2022 foi ainda mais importante.?
Ao mesmo tempo, procuramos sempre novas teses que se mostrem dominantes e fortes olhando para a frente.
Buscamos mais empresas de crescimento para nosso portf?lio, procurando empresas com fortes vantagens competitivas, mas que muitas vezes ainda est?o se consolidando por estarem mais no in?cio de seu ciclo de vida.
Assim, encontramos empresas com diversas evid?ncias de domin?ncia em um nicho de mercado com forte potencial de crescimento, conforme abordaremos a seguir.
O que entrou em nosso Universo de Cobertura?
Shopify
A Shopify entrou no universo de cobertura em novembro deste ano. A empresa vem se posicionando como a principal solu??o de migra??o para o e-commerce para pequenas e m?dias empresas atrav?s de uma plataforma de baixo custo de entrada, com alta escalabilidade e f?cil implementa??o.
Ainda, o tamanho de mercado endere??vel da Shopify aparenta ser m?ltiplas vezes a receita da empresa, o que proporciona uma ampla avenida de crescimento sustentada pelo aumento da penetra??o do e-commerce e o aumento do ticket m?dio por cliente em fun??o da ado??o de mais solu??es oferecidas pela empresa (como pagamentos e servi?os de entrega). Ainda, a empresa ? gerida at? hoje por um dos fundadores e aparenta ter um hist?rico forte de execu??o.
Farfetch
A Farfetch entrou no universo de cobertura em abril deste ano. A empresa vem se posicionando como o principal marketplace de luxo, fornecendo ?s marcas de luxo um canal com vasta exposi??o a consumidores diversos e maior que o atingido pelos sites pr?prios das marcas, al?m de permitir que as marcas tenham o controle de precifica??o dos produtos, que ? crucial em termos de marca para a ind?stria de luxo, ? medida que qualquer movimento de liquida??o pode afetar a percep??o de durabilidade dos produtos por parte do consumidor. Ainda, a plataforma oferece curadoria e acesso a produtos exclusivos para os consumidores.
Em rela??o ?s perspectivas de crescimento, entendemos que o canal digital tem ganho maior relev?ncia dentre as marcas, impulsionados pela forma como os compradores de luxo escolhem marcas e bens, sendo digitalmente influenciados; al?m de uma mudan?a geracional que est? ocorrendo na ind?stria, o que proporciona uma ampla avenida de crescimento para a empresa.
O que saiu do nosso Universo de Cobertura?
Illumina
A tese de Illumina ?caiu? em setembro de 2022. J? hav?amos observado uma tend?ncia de fragilidade na empresa, especialmente por dois motivos: (i) diminui??o na velocidade de ado??o de equipamentos de sequenciamento gen?tico e (ii) aquisi??o da Grail n?o se materializando.
Sobre o primeiro ponto, a grande pauta ? entender o momento em que o estudo gen?tico come?ar? de fato a ganhar maior tra??o ? e isso vem acontecendo a taxas menos ?bvias.
O ponto (ii) era um pilar importante para a tese. Testes de bi?psia l?quida para detec??o de c?ncer em est?gios iniciais poderiam revolucionar o mercado, em nossa opini?o. Mas, at? o momento, a regula??o parece indicar que a transa??o n?o poder? ser conclu?da, devido a medidas anticompetitivas.
Coca-Cola
A tese de Coca se mostrou fragilizada em mar?o de 2022. ? importante distinguir essa informa??o vs. o modelo de neg?cios, que continuamos achando positivo e de qualidade.
Mas o que explica a sa?da da empresa de nosso universo? Simplesmente o fato de que a expans?o de margens n?o ocorreu na r?pida velocidade que esper?vamos. A Geo estava muito otimista e escrevemos um n?mero na tese fora da realidade.
Como o escrito n?o se materializou, seguimos o processo e retiramos a empresa de nosso universo.
V.F. Corporation
A tese da VF Corporation ?caiu? em novembro deste ano. J? hav?amos observado uma tend?ncia de fragilidade na empresa, especialmente por dois motivos: (i) perda de popularidade da marca Vans e (ii) uma migra??o mais lenta para canais diretos com o cliente do que o esperado, com as marcas continuando presentes de maneira relevante em canais de atacado.
O primeiro ponto era importante para a tese, ? medida que a Vans ? uma das maiores marcas do portf?lio da VF Corporation e a que tem apresentado taxas de crescimento mais aceleradas nos ?ltimos anos. Por?m, encontramos evid?ncias de que a Vans vem perdendo sua for?a de marca e popularidade, pilares que sustentaram seu crescimento na ?ltima d?cada, e que deveriam impulsionar o seu crescimento futuro.
Sobre o segundo ponto, ? medida que a empresa continua muito dependente de canais atacado, ela continua dividindo a receita da venda de seus produtos com intermedi?rios, implicando em receitas e margens menores do que est?vamos esperando ? o que tamb?m foi relevante para a queda de nossa tese de investimentos.
Comcast
Outra empresa que deixou a nossa cobertura em 2022 foi a Comcast. A Comcast ? uma empresa que acompanhamos desde a funda??o da Geo, respons?vel por contribui??es importantes aos nossos fundos ao longo de um per?odo de crescente domin?ncia da companhia no setor de internet ? cabo nos Estados Unidos.
A tese da empresa mostrou os seus primeiros sinais de fragiliza??o em 2021, diante dos sucessivos investimentos de provedores de servi?os de telecom, como a Verizon e a T-Mobile, na tecnologia Fixed Wireless. Em termos simples, o Fixed Wireless nada mais ? do que o servi?o de internet em casa via transmiss?o wireless, vi?vel gra?as ao surgimento do 5G.
Embora ainda em seus est?gios iniciais, o Fixed Wireless ? uma tecnologia in?dita capaz de representar, ao longo dos pr?ximos anos, uma amea?a ao mercado de internet ? cabo da Comcast; mercado esse que representa c.70% do EBITDA da companhia, e at? ent?o pouco ?incomodada? por novos entrantes.
Diante da possibilidade de uma penetra??o acelerada desse novo servi?o em households nos Estados Unidos em detrimento dos servi?os da Comcast, decidimos retirar a empresa da nossa cobertura, zerar a posi??o, e alocar os recursos em outros nomes de qualidade, conforme elaboramos nesta carta.
Efetividade da Gest?o Ativa
Foco de intenso debate conceitual, o valor da gest?o ativa tende a ser maior em cen?rios mais complexos onde os ativos n?o se comportam todos de forma uniforme ou na mesma dire??o.
Acreditamos que, assim como em 2022, nos pr?ximos anos continuar? sendo muito importante a gest?o ativa dos portf?lios de a??es com o objetivo de evitar modelos de neg?cios que se tornem fr?geis e, ao mesmo tempo, aproveitar oportunidades de pre?o, mesmo que os ?ndices ?fiquem de lado?.
SolarEdge
Ao longo de 2022, SolarEdge foi um exemplo importante do valor da gest?o ativa para o portf?lio da Geo.
A companhia foi a #1 em atribui??o de performance para nossos fundos. Se o pre?o da a??o em jan/22 estava em aproximadamente 255 d?lares, o pre?o ficou praticamente o mesmo em nov/22, quase um ano depois. J? no ?ltimo m?s de 2022, o pre?o teve uma valoriza??o de mais de 13%, encerrando o ano com +16%.
Embora os ganhos tenham sido positivos, nossos fundos se beneficiaram ainda mais. Tivemos duas tranches (T1 e T2) bem n?tidas de investimento.
Come?amos a montar posi??o na SolarEdge quando seu pre?o estava em 210 d?lares e come?amos a zerar a posi??o alguns meses depois a um pre?o m?dio de 327 d?lares. Durante esse per?odo de 231 dias, tivemos uma valoriza??o de +55% em nosso investimento.
A segunda tranche T2 foi tamb?m representativa. Considerando os retornos mais atrativos por conta da queda, iniciamos uma posi??o a pre?o m?dio de 223 d?lares e zeramos novamente a 313 d?lares. Durante esse per?odo de 84 dias, tivemos uma valoriza??o de +40% em nosso investimento.
No consolidado, o investimento gerou um ganho de +49% para nossos fundos, em um per?odo de quase um ano (327 dias). Assim, se SolarEdge teve uma valoriza??o de +16% nos pre?os em 2022, nossos fundos se beneficiaram com cerca de 3x esse valor.
Geo
? com muito orgulho e alegria que anunciamos 4 novos s?cios na GeoCapital. Agora j? somos 14 s?cios e um time de 30 pessoas que junto aos nossos clientes, investem no mundo todo.
Bruno e Yong integram nosso time de investimentos, Guilherme ? respons?vel pela ?rea de tecnologia e Roberta pelo administrativo e financeiro da Geo. Sejam bem-vindos ao time de s?cios e que possamos juntos, ir cada vez mais longe.
Fechamos o trimestre com mais uma conquista. Estamos entre as primeiras empresas brasileiras do mercado financeiro certificadas pelo Sistema B.
Pertencemos, com muito orgulho, a uma comunidade de empresas que atendem a altos padr?es de impacto social e ambiental. E isso ? apenas o come?o de uma longa jornada.
No segundo semestre do ano, tivemos o prazer de realizar mais uma grande final do Desafio Geo, presencialmente. Pelo segundo ano consecutivo, tivemos grupos incr?veis, determinados e trazendo conte?dos excelentes para o Desafio.
Gostar?amos de agradecer por cada inscri??o, cada trabalho e por todo empenho dos participantes. E claro, parabenizar os vencedores!
Por ?ltimo, nossos votos de um 2023 cheio de sa?de para nossos clientes, parceiros e colaboradores e, mais uma vez, obrigado pela confian?a.
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Abra?os,
Equipe GeoCapital