Não é de hoje que somos admiradores da Nike.
A Nike é uma empresa que faz parte do nosso universo de cobertura desde 2015 e tem todos os pilares de qualidade que a Geo procura, sendo eles poder de preço, crescimento e cultura de dono.
A história da Nike teve início em meados dos anos 60, revolucionando o mercado esportivo. Fundada em 1964 por amantes do esporte, a empresa nasceu sob o comando de Philip Knight, atleta de corridas de média e longa distância, e Bill Bowerman, treinador de atletismo.
A primeira empresa da dupla foi a Blue Ribbon Sports (BRS). Na época, eles importavam tênis para atletismo do Japão para vender nos EUA e, hoje, depois de muita evolução, a Nike é a maior vendedora de calçados e vestuários esportivos do mundo.
Além de ter uma história revolucionária, na visão da GeoCapital, a Nike é uma empresa muito dominante no setor em que atua. E são por esses motivos que, hoje, ela faz parte do nosso universo de cobertura:
No ano de 2022, algumas questões foram levantadas durante a divulgação dos resultados das empresas, que provocaram preocupações aos investidores globais, principalmente, quanto à assuntos macros, temas relacionados a China e o alto nível de estoque da empresa.
A maior preocupação da Nike em relação à China, eram suas restrições quanto à política de COVID zero e os impactos que poderiam trazer para a companhia, uma vez que esta é uma das principais geografias dentro do pilar de crescimento da marca.
Devido às restrições para o maior controle dos casos de COVID, houve o fechamento de algumas fábricas no Vietnã acarretando problemas de supply chain para a companhia, além do aumento de custo e tempo do transporte das mercadorias. Como estratégia, a marca realizou a antecipação da demanda de alguns produtos.
A antecipação dos pedidos, junto aos problemas de demanda externos, fez com que o nível de estoque da empresa aumentasse mais do que o esperado. A possibilidade de uma “promoção” para se livrar de todo estoque era bem alta, o que poderia impactar as margens da companhia.
A decisão de investir na Nike foi, majoritariamente, devido à confiança na qualidade, resiliência da empresa e a oportunidade com a queda do preço da ação. Apesar da questão China, a Nike é uma empresa global e possui outras frentes de receita. Em nossa opinião, era uma questão de momentum e não um acontecimento que afetaria a qualidade dela.
Para a GeoCapital, apesar de todas as questões serem legítimas, elas eram transitórias. Portanto, em momentos de maior volatilidade e baixa no preço do ativo, nós também enxergamos boas oportunidades, conforme o gráfico abaixo:
Ao longo de 2022, a empresa sofreu com -29,80% de queda no mercado. No entanto, acreditando na qualidade da empresa e observando o valor futuro da ação, a GeoCapital conseguiu encontrar os melhores momentos de entrada e saída, hoje. Em linha com o nosso processo de investir no longo prazo, geramos um resultado de +14,4% (*), sobre o capital alocado, de retorno do ativo, em aproximadamente 8 meses.
Isso posto, é importante construir um portfólio com empresas dominantes e que, apesar de sofrerem uma certa volatilidade no curto prazo, se mostram firmes no longo prazo.
(*) A atribuição de performance foi de 0,42% no principal veículo de estratégia ativa, GeoFund. No fundo local, Geo Empresas Globais em Dólares FIC FIA IE, foi de 0,15%.
Boa leitura,
Um abraço,
Equipe GeoCapital