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Você conhece a história da farmacêutica Novo Nordisk?

Nos jornais, nas redes sociais ou nos corredores, é difícil evitar o assunto sobre as injeções que podem ajudar com a perda de peso.

O tema surgiu com o lançamento do Ozempic pela Novo Nordisk. A história desta tradicional farmacêutica, fundada em 1923 por August Krogh e Harald Pedersen, na Dinamarca, é marcada por uma dedicação incansável à pesquisa e inovação com foco na diabetes.  A companhia dinamarquesa tem uma cultura corporativa voltada para a responsabilidade social e sustentabilidade, com um forte compromisso de melhorar a vida das pessoas com diabetes e contribuir para a saúde do planeta.

A demanda global por tratamentos para diabetes apresenta alto crescimento devido ao aumento da prevalência da doença em todo o mundo, tornando a Novo Nordisk uma escolha atraente para investidores interessados no setor de saúde. Os resultados financeiros da instituição têm sido consistentemente positivos.

Não é à toa que a Novo Nordisk está no portfólio da GeoCapital, pontuando muito bem em todos os nossos pilares de qualidade: poder de preço, crescimento e cultura de dono.

Hoje, a empresa é líder global no mercado de diabetes, detendo c.50% de market share e, nos últimos anos, está liderando a formação do mercado de obesidade, do qual ela detém 87% de market share.

Para quem recentemente assistiu ao filme “A Baleia” de Darren Aronofsky, se deparou com a gravidade desta doença e todos os malefícios causados ao ser humano. Muito embora esse não seja um tema recente, foi inédito em Hollywood. Foi apenas em 2013 que a American Medical Association (AMA), maior associação de médicos e estudantes de medicina nos Estados Unidos, declarou esta condição como uma doença.

Com um histórico de medicamentos de baixíssima eficácia e segurança, paralelo à negligência de órgãos públicos, faculdades de medicina, e de próprios médicos e pacientes, foi-se criando um estigma em torno da obesidade que “paralisou” o mercado por muitas décadas. Com valores aproximados, este foi um mercado de 2 bilhões de dólares em 2022, uma soma irrisória comparado ao mercado farmacêutico, que fatura, anualmente, aproximadamente 1 trilhão de dólares.

A Novo Nordisk vem pesquisando sobre obesidade há mais de 25 anos. A maior inovação dos últimos tempos da empresa foi a descoberta do hormônio GLP-1 para tratar a diabetes, substância produzida naturalmente pelo pâncreas que estimula a produção de insulina.

Assumindo que essas inovações representam um marco importante para o mercado de obesidade, a GeoCapital acredita que esta é uma via importante de crescimento para a empresa dinamarquesa nos próximos 5 anos.

Ao observarmos as estimativas do impacto econômico da obesidade aos cofres públicos ao longo dos próximos 40 anos, espera-se bastante atenção da indústria nesse tema.

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Fonte: Novo Nordisk, Investor Relations.2023.

E como tudo isso impacta o valuation da Novo Nordisk? Sabemos como as notícias de jornais impactam diretamente no preço dos ativos no mercado financeiro.

Na GeoCapital, temos uma gestão contracíclica. O portfólio é construído comprando empresas de qualidade quando estão fora de moda e vendendo quando começam a ser estampadas nas capas dos jornais, realizando o lucro que é devidamente nosso.

No gráfico abaixo, vemos exatamente esse movimento de compra e venda com o ativo. Começamos a realizar as compras do ativo em meados de março de 2021 e vendemos em meados de março de 2023, comprovando esse movimento e realizando 134% de lucro nominal em cima do investimento.

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Fonte: GeoCapital, 19 de abril de 2023

O setor de healthcare segue apresentando uma demanda crescente por soluções inovadoras para os desafios de saúde enfrentados por indivíduos em todo o mundo.

A Novo Nordisk é uma história de inovação e sucesso no desenvolvimento de tratamentos avançados para o diabetes e outras doenças crônicas. Ela continua focada em iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas com diabetes, incluindo ações para aumentar a conscientização sobre a doença e garantir acesso aos seus tratamentos a todos aqueles que os necessitam.

No Brasil, ainda não há uma empresa tão dominante como a Novo Nordisk no setor de healthcare, ou seja, uma companhia que combine dominância, crescimento e liderança em seu setor. Dessa forma, enfatizamos a importância de uma diversificação global e o valor no longo prazo que isso pode trazer para o investidor brasileiro.

 

Obrigado pela leitura!

 

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