Geo Capital

O poder da gestão ativa em momentos de maior volatilidade

Afinal, o que é gestão ativa em um fundo de investimento?

É importante entender a diferença entre gestão ativa e passiva para um asset allocation saudável com diferentes estratégias.

A estratégia dos fundos com gestão ativa busca superar um índice de referência pré-determinado - o benchmark. Já a gestão passiva, não procura superar nenhum índice, uma vez que a meta é simplesmente conquistar a rentabilidade determinada pelo índice de referência.

A escolha de um fundo com gestão passiva de carteiras é particularmente atraente em um mundo onde os resultados dos investimentos são fortemente influenciados por um fator global comum. Esse foi o caso por mais de uma década, onde a combinação de taxas de juros artificialmente baixas e injeções maciças de liquidez dos bancos centrais impulsionaram praticamente todos os ativos.

A geração de altos retornos e menor volatilidade não parecia exigir muita seleção de investimentos individuais, tornando as abordagens passivas muito mais atraentes, especialmente devido a suas taxas mais baixas em relação à gestão ativa.  Atualmente, o mundo dos investimentos está sendo afetado por grandes mudanças estruturais, incluindo inovações tecnológicas disruptivas, tensões geopolíticas e modificações nas cadeias de abastecimento.   

Este é um ambiente de investimentos no qual a maior seletividade, a estruturação inteligente e a alocação dinâmica de ativos se sobrepõem com mais frequência às taxas mais baixas em veículos passivos. (¹)

Uma dúvida frequente que costumamos ouvir na GeoCapital é sobre entender o benefício de investir em gestão ativa, sob a hipótese de os mercados serem eficientes.

Na janela abaixo, comparamos o fundo Geo Global Equities FIC FIA IE com o S&P 500 (BRL, com variação cambial) na janela dos últimos 24 meses.

Foto

Fonte: GeoCapital, 16 de fevereiro de 2023.
INÍCIO: 15/02/2021 | FIM: 15/02/2023
Retorno acumulado Geo Global Equities FIC FIA Ie no período: -0,59%
Retorno acumulado S&P 500 (BRL) no período: 2,36%

Observamos que, ao longo da janela acima ilustrada, passamos por um ciclo de alta e por um de baixa. Durante o período com incentivos monetários, testemunhamos a gestão passiva sendo mais efetiva do que a gestão ativa. Por outro lado, quando aproximamos a janela para os últimos 6 meses, época afetada por mudanças estruturais já citadas, testemunhamos o valor da gestão ativa.

Foto

Fonte: GeoCapital, 16 de fevereiro de 2023.
INÍCIO: 19/08/2022 | FIM: 15/02/2023
Retorno acumulado Geo Global Equities FIC FIA Ie no período: 4,23%
Retorno acumulado S&P 500 (BRL) no período: -1,30%

A janela de comparação dos últimos 6 meses mostra como, em cenários mais complexos, a gestão ativa é uma alternativa muito interessante e estratégica para o investidor, principalmente, considerando investimento em ativos de muita qualidade.

Embora na GeoCapital a gestão seja focada no resultado em 5 anos, sabemos da importância de olharmos para horizontes mais curtos e aproveitarmos janelas de oportunidades.

Isto posto, nosso processo de investimentos é dinâmico: levamos em consideração, além da qualidade da empresa, o balanceamento das melhores oportunidades, em diferentes cenários. A constante evolução e procura por novas empresas é o motor que nos ajuda a encontrar as melhores oportunidades no mundo todo.

Acreditamos que na gestão ativa, é importante levar em consideração riscos específicos e decisões de investimento. Além de que o retorno dos últimos meses não garante retorno futuro. No entanto, a decisão de investir em uma estratégia de gestão ativa não exclui a escolha da gestão passiva, pelo contrário, são caminhos complementares para trazer equilíbrio ao asset allocation.

(¹) “Why passive investing makes less sense in the current environment”, Mohamed El-Rian – Financial Times

Assuntos Relacionados

Você conhece a história da farmacêutica Novo Nordisk?

Saiba mais

Nem sempre é óbvio.

Saiba mais

O poder da gestão ativa em momentos de maior volatilidade

Saiba mais