Na GEO Insights de hoje, decidimos falar um pouco sobre uma marca a fim de trazer um pouco sobre o universo que cobrimos. Você provavelmente já viu alguém usando ou já ouviu falar sobre os tênis da Vans, certo? Hoje em dia, a marca é uma das mais desejadas por consumidores no mundo todo.
O que talvez você não saiba é que a empresa faz parte de um grupo chamado VF Corporation, que é uma empresa listada na bolsa americana (NYSE:VFC), também dona de marcas como The North Face, Timberland, JanSport, Kipling, Eastpak e várias outras marcas de consumo e varejo.
A Vans foi fundada em 1966 na Califórnia por dois irmãos, Paul e James Van Doren. Eles começaram suas atividades vendendo os tênis do modelo Authentic, que custava entre US$ 2,49 e US$ 4,99. O modelo Vans #95 conhecido atualmente como Era, ficou famoso na época por ter sido amplamente difundido entre a comunidade dos skatistas, que foram os responsáveis por carregar a marca ao longo do tempo, entre eles estavam os principais skatistas da década de 70, Tony Alva e Stacy Peralta.
Na década de 80, a Vans passou por um período de bastante desafios, chegando a decretar falência e a reestruturar grande parte de seu negócio. Apesar disso, a companhia resistiu por conta de um público fiel que ainda consumia seus produtos e por ser bastante conhecida no mercado.
Em 2004, o conglomerado de marcas de vestuário, VF Corporation, anunciou a aquisição da Vans. Neste momento, a empresa já estava passando por um momento melhor, e a aquisição veio para fazer a companhia dar um salto. Com algumas decisões estratégicas muito bem executadas, a empresa transformou a Vans numa das marcas com maior relevância entre consumidores, além de ter se tornado um caso a ser estudado em Marketing.
A empresa soube priorizar a sua linha de clássicos, fazendo diversas variações desses modelos e parcerias com outras marcas como The North Face e Marvel (hoje pertencente à Disney), focando em uma comunicação mais jovem por meios digitais. Desde sua aquisição em 2004 por cerca de 400 milhões de dólares, a receita cresceu quase 7 vezes, ou seja, mais de 17% de crescimento médio anual e hoje é uma das duas maiores marcas do portfólio da empresa (junto com a North Face).
No processo de investimentos da GEO, a VF Corporation é uma empresa que atende aos critérios de qualidade (poder de preço, cultura de dono e oportunidade de crescimento) e por isso, hoje, faz parte do nosso universo de cobertura de 60 empresas.
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